Quem somos


O Blog

    O blog foi criado como resultado e divulgação das pesquisas por nós realizadas em torno do teatro de mamulengo. Somos uma dupla, apreciadores desta arte e buscando cada vez mais aprofundamento nela! Também temos  o intuito de, através do blog, formar um banco de dados sobre o teatro de mamulengo. Aqui vocês poderão encontrar resultados de nossas pesquisas, entrevistas, textos, publicações, fotos, vídeos, divulgação de espetáculos, festivais e mostras de mamulengo, assim como nossos projetos e etc. Importante enfatizar que desde o começo tivemos e temos o total apoio de Danilo Cavalcante, do grupo Mamulengo da Folia.     

Porque "Mamulengo Rasga Estrada"? Sempre ouvimos dizer que a cultura popular está se acabando. Nós acreditamos no contrário, ela está cada vez mais forte e mais espalhada por esse Brasil todo, e até fora dele. O mamulengo, assim como o maracatu, o samba de roda e outras vertentes da nossa cultura, vem se alastrando por todo o Brasil e tomando diferentes formatos. São releituras do mamulengo tradicional lá de Pernambuco, que a gente encontra em diversos lugares por essa "nova geração". Então o Mamulengo já rasgou estrada há muito tempo, e nós queremos ir junto! 




O Mamulengo

O teatro de mamulengo é um teatro de bonecos com características inteiramente populares. É um teatro de linguagem popular, onde o mamulengueiro (manipulador dos bonecos) fica atrás ou dentro de uma barraca apresentando o espetáculo, ou "brincando", como eles mesmo dizem, através improvisação e um acervo de piadas. O tempo todo os bonecos interagem com o público e muitas vezes é essa interação e resposta do público que direciona o espetáculo. Cada boneco tem suas características próprias, assim como voz e personalidade. Além de tudo, o mamulengo também é um teatro de crítica social, utilizando sátiras e paródias de situações do nosso cotidiano, satirizando a figura do opressor e levando o público a rir de si mesmo.




Os Rasga Estrada

  Felipe Barros é músico, bonequeiro e produtor. Estudou contra baixo no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí-SP. Também cursou Produção Fonográfica na Unoeste, e Tecnologia em Eventos na FATEC, em Presidente Prudente. Realiza projetos instrumentais entorno da música popular brasileira. É associado à Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas. 

Bruno Palácio da Silva é músico, sonoplasta, palhaço e produtor cultural. Formado em Geografia – FCT/UNESP, licenciatura em Educação Musical – UNOESTE e Técnico em Bateria na área de MPB e Jazz na Escola Municipal de Artes Profª. Jupyra Cunha Marcondes, Presidente Prudente-SP. Ministrante da Oficina de Ritmos Brasileiros e do Bloco Percussivo Maracanóis, na Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas(Galpão da Lua) Presidente Prudente-SP onde é filiado. Realiza projetos musicais entorno da música popular brasileira. Integrante como baterista e produtor da banda mocambo groove desde 2009.


Rafael Batalini Costa é músico,compositor, sonoplasta,  palhaço, educador musical e produtor cultural. Formado em Educação Musical – UNOESTE, técnico em Guitarra na área de MPB e Jazz na Escola Municipal de Artes Profª. Jupyra Cunha Marcondes, Presidente Prudente-SP. Professor de Cavaco, Guitarra e Violão. instrutor do bloco percussivo MaracaNóis na federação prudentina de teatro e artes integradas(Galpão da Lua) onde é filiado. Realiza projetos de educação musical entorno da musica popular brasileira e com grupos de teatro de rua. Integrante como guitarrista e vocalista da banda mocambo groove desde 2009.      




Lua Barbosa é atriz e produtora. Formada em Artes Cênicas pela ET-UFPR em Curitiba-PR; cursa na FATEC - Presidente Prudente o curso superior de Tecnologia em Eventos. Integra desde 2009 o grupo de circo e teatro de rua Os Mamatchas, ministra aulas de teatro pela Companhia de Teatro Vermelho, ambos de Presidente Prudente-SP. É associada à Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas.     * 26/06/1989   + 27/06/2014




O Grupo 


Fundado em novembro de 2013 com intuito de aprofundar os estudos em torno do teatro de mamulengo. É composto por três artistas que trabalham com bonecos, teatro de rua e música.

O Grupo faz parte dessa "nova geração" de mamulengueiros espalhados pelo Brasil, que fazem uma releitura do Mamulengo tradicional lá de Pernambuco.

Integra a Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas (FPTAI), por meio da qual participa ativamente da elaboração à execução de projetos culturais para bairros periféricos de Presidente Prudente. 

Também participa de discussões de políticas públicas na área da cultura no Fórum do Interior e na Rede Brasileira do Teatro de Rua.



O espetáculo 

"O sumiço do boi Pintadinho"

Simão e outros personagens clássicos do mamulengo vão viver uma história cheia de confusões em torno do sumiço do boi Pintadinho.
Numa linguagem popular, a história é narrada de maneira leve e solta com trocadilhos, escatologias e pitadas de críticas sociais.
Coroné João Redondo, Preto Velho, a Cobra e até o Cão dos Inferno vão aparecer e Simão fará de tudo para recuperar o boi sumido.

O público participa dessa história cheia de surpresas hilárias e ajuda Simão a se safar da imensa confusão que se meteu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário